BELEM
Belém é a capital do estado do Pará e está localizada no extremo da Baía de Guajará, próxima a desembocadura do Rio Amazonas. Seu porto fluvial é considerado o de maior movimento de toda região Norte, além de ser o ponto de partida para visitar praias e destinos de eco-turismo do estado, como a Ilha de Marajó por exemplo.
Está distante de Manaus aproximadamente 96 horas de barco.
Belém foi fundada em 1616 e mantém suas construções dos séculos XVII e XIX, o que faz que seja também muito interessante a nivel cultural. Parte do patrimônio arquitetônico foi restaurado, como a Casa das 11 Janelas e o Forte do Presépio. As raizes portuguesas dos casarões azulejados da Cidade Velha, se combinam com a modernidade da Estação das Docas, área portuária transformada em polo gastronômico e cultural.
É uma cidade muito arborizada, com mais de dez mil espécies e mais de 200 praças e parques excelentemente bem cuidados. Pela manhã bem cedo se pode visitar o Mercado Ver-O-Peso, imensa feira livre, onde se encontram artigos regionais e frutas típicas, cerâmicas, comidas regionais (como o tacacá ou o pato no tucupi) e ervas medicinais.
Se destaca o artesanato con grande variedade de cerâmicas Marajoara e Tapajônica.
O antigo presidio da cidade foi transformado em polo joalheiro, com exposição de gemas e locais de artesanato.
É interessante também recorrer os museus da cidade, como o Museu de Arte Sacra, um dos mais importantes do país.
Também vale a pena visitar o Teatro da Paz, inspirado no Scala de Milão.
A cidade é famosa pela procissão do Cirio de Nazaré, que acontece em outubro e reune uma grande quantidade de fiéis.